
Com o objetivo de garantir a manutenção dos estoques de sangue, o Hemocentro de Brasília oferece transporte gratuito para grupos que desejam realizar doações. O serviço atende entre 10 e 19 pessoas no trajeto de ida e volta até a unidade, funcionando de segunda a sábado. São disponibilizados até seis transportes diários, divididos em três no período da manhã e três à tarde.
Segundo Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, a iniciativa visa facilitar o acesso ao serviço e apoiar a rede pública de saúde do Distrito Federal. “Essa é uma forma de dinamizar e facilitar o acesso dos cidadãos ao Hemocentro, já que atendemos 100% da rede pública de saúde do DF. Nosso trabalho é sempre focado em manter os estoques de sangue em níveis estratégicos, considerados seguros e adequados para atender às urgências e às necessidades dos pacientes”, explicou.
Nos últimos cinco meses, o Hemocentro realizou 278 campanhas de doação em grupo, sendo 220 delas com solicitação de transporte. Esses grupos geralmente incluem estudantes de escolas e universidades, militares das Forças Armadas e das forças de segurança pública, membros de comunidades religiosas e amigos de pacientes internados ou em tratamento.
Qualquer pessoa pode solicitar o serviço pelo telefone (61) 3327-4413 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495. Para isso, é necessário formar um grupo de pelo menos 10 pessoas, sendo que os doadores devem ter mais de 18 anos. Caso o grupo inclua adolescentes entre 16 e 17 anos, é exigida uma autorização por escrito dos responsáveis. O transporte cobre qualquer localidade dentro do Distrito Federal.
Kelly Barbi destaca que o Hemocentro convida os interessados a organizarem campanhas de doação especialmente de segunda a quinta-feira, que são os dias com menor demanda e maior disponibilidade de vagas para o transporte.